Jean Marie

Como bailarino, trabalhou em diferentes companhias francesas e estrangeiras:  Grand Ballet Classique de France - Ballet Classique de Paris - Théatre Français de la Danse - Ballet de Nantes - Ballet de Marseille - Opera Zurich - London Ballet Théatre ­Compagnie Anne Beranger - Compagnie Esthery Pagava - Ballet de Wuppertal

 

Principais criações e desempenho como Primeiro Bailarino: Chant de La Terra (Mahler - Zierrat) - Combat de Tancrede et Clorinde (Monteverdi - Zierrat) - Mutation (Guilloux - Zierrat) - Zarathoustra (Strauss - Zierrat) - Orphée (Stravinsky - Zierrat) - Bacchus et Ariane (Roussel- Zierrat) - Ondine (Henze - Bériozoff) - Octandre (Varése - Zierrat) - Joumal (Henry - Pagava).


Participação em Festivais:  Toulon (1967) - Bayreut (1970) - La Baule (1972) - Avignon (1973) - Paris (1974) ­Paris-Verona (1975) - Aix Em Provence (1976).

 

Participação em diversos filmes e espetáculos em televisão com:  Roland Petit - Rosella Hightower Rudolf Nureyev - Joseh Lazzini - Milko-Sparemblek.

 

Turnês: França - Alemanha - Áustria - Bélgica - Holanda - Suécia - Itália - Inglaterra - Espanha ­Grécia - África do Norte - América do Norte - América do Sul - América Central - Países do Leste Europeu.

 

Teatro Fênice - Ópera de Trieste - Ópera de Toulouse (1978) - Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (1978).

 

Repertório Clássico, Neo-Clássico e Contemporâneo: Lac de Cygnes - La Belle au Bois Dormant - Copélia - Cendrillon - Don Quichotte - Gisele - L Oiseau de Feu - Ondine - Suíte em Blanc - Quatre Tempéraments - Mandrin Merveilleux - Triumphe d Afrodite.

 

Principais atividades enquanto Maítre de Ballet: (1967-71) Ballet Ópera de Nantes, Diretor:  Zierrat; (1973-74) Ballet Ópera de Nancy, Diretor: Rosella Hightower; (1974-76) Ballet Ópera Du Rhin, Diretor: P. Van Dyck; (1976-77) Ballet Classique de Paris; (1977–79) Ballet Lyon, chamado por Tatiana Leskova para assumir o posto de "Maitre de Ballet".

 

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Professor e coreógrafo. Segunda remontagem do Ballet "Triunfo D Afrodite". Iluminação de diversos espetáculos da companhia. Remontagem do Ballet "Mandarim Maravilhoso" (1980), Criação do Ballet - "Olhos de Degas", Música de Debussy - Libreto de Guilherme Figueiredo, Participação do I Congresso do Ensino de Danças como professor e conferencista, RJ (1981).

 

Escola de Dança Maria Olinewa - Curso de Verão em Belo Horizonte

 

Convidado por A.P.P.D. de São Paulo como professor e coreógrafo

 

1982 Participação do I Congresso de Psicomotricidade no Rio de Janeiro

 

1983 Foi chamado pelo Ballet da Cidade de São Paulo como Professor de Ballet.

 

1985 Chamado para dirigir a Cia. De Dança da FCS de Belo Horizonte.

 

Desde 1970, estudou consciência corporal e alongamento com Lilian Arleen, em Paris. No Brasil, foi um dos precursores desta atividade, que desenvolve como professor desde os anos 80. Professor de balé clássico do curso de formação da Escola de Dança e Faculdade de Dança - Angel Vianna nos anos 80. 

Desde 2003 trabalhando no espaço Sauer Danças, dá aulas de alongamento e dança clássica para profissionais do espetáculo, bailarinos, atores, cantores, e amadores querendo exercitar a arte do movimento. 

Assistir ao vídeo

Atividades


Alongamento

Segunda e Quarta - 09:00 - 10:00



Alongamento

Segunda e Quarta - 10:20 - 11:45



Alongamento

Terça e Quinta - 08:30 - 09:30



Alongamento

Terça e Quinta - 10:45 - 11:45



Ballet Clássico

Segunda e Quarta - 12:00 - 13:30



Ballet Clássico

Terça e Quinta - 12:00 - 13:30



Ballet Clássico

Terça e Quinta - 09:30 - 10:30